O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) informou os dados mais recentes do Infosiga-SP, revelando os municípios paulistas com as maiores taxas de mortalidade no trânsito. Guarulhos aparece no alto do ranking proporcional, seguido por Mogi das Cruzes, também na Área Metropolitana de São Paulo.
Conforme o levantamento, Guarulhos registrou 176 mortes no trânsito nos últimos 12 meses, o que representa uma taxa de 13,61 mortes para cada 100 mil habitantes. Apesar de o número absoluto ser muito menor que o da capital paulista, que teve quase dez vezes mais vítimas, a taxa proporcional coloca Guarulhos na chefia entre cidades com população superior a 300 mil moradores.
O município, que é cortada por quatro importantes pistas: Presidente Dutra, Ayrton Senna, Fernão Dias e Hélio Smidt, enfrenta todos os dias intenso fluxo de veículos, o que contribui para os números elevados.
Mogi das Cruzes também se destacou negativamente no levantamento, com uma taxa de mortalidade de 12,96 por 100 mil habitantes. Já São Paulo, embora tenha registrado um número absoluto de óbitos muito maior, aparece exclusivamente na oitava colocação em taxa proporcional, com 9,04 mortes por 100 mil habitantes.
Interior também preocupa
Ao considerar todo o Estado, Sorocaba e Jundiaí lideram o ranking de mortalidade no trânsito, com índices acima de 16 mortes por 100 mil habitantes, mostrando que o problema se espalha além da Área Metropolitana.
O Infosiga-SP é a principal plataforma de monitoramento de acidentes do Estado, com dados atualizados todos os mêses para orientar políticas públicas de segurança no trânsito.
Com informações de Guarulhosweb


