Morreu na próxima terça (13), no Uruguai, o ex-presidente, ex-guerrilheiro e ícone da esquerda latino-americana José Alberto “Pepe” Mujica Cordano, aos 89 anos. A notícia foi confirmada através do atual presidente uruguaio e apoiador de Pepe, Yamandú Orsi.
“Com profunda dor comunicamos que faleceu nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, militante, referência, liderança. Vamos sentir muito sua falta, velho querido! Obrigado por tudo que nos deste e por teu profundo amor pelo seu povo”, escreveu Orsi.
“Don” Pepe, que completaria 90 anos no próximo dia 20, havia anunciado, no mês de abril do ano passado, ter recebido diagnóstico de câncer no esôfago. Desde então, passou a ter uma vida mais reclusa, com raras aparições. Ele vivia em uma chácara nos arredores de Montevidéu.
O tumor acabou se espalhando para outras partes do corpo, e Mujica vinha fazendo tratamento paliativo nos últimos tempos, segundo declarou sua esposa, Lucia Topolanksy, ao jornal uruguaio La Diaria. Conforme ela, o ex-presidente estava em estágio terminal e recebendo conforto por parte do grupo médica. Por motivo das condições de saúde, Pepe não chegou a ir votar nas eleições regionais do país, realizadas no domingo passado (11).
Mujica presidiu o Uruguai de 2010 a 2015. Ele era conhecido como “presidente mais pobre do mundo”, por seu estilo de vida simples. Dirigia um fusca dos anos 1970 e doava parte do salário para projetos sociais. Também ficou programado pelas reflexões políticas com forte teor filosófico.
Defensor da integração dos países latino-americanos e caribenhos, Mujica se tornou referência da esquerda do continente durante uma época em que representantes da esquerda e centro-esquerda assumiram vários governos da área, como Venezuela, Argentina, Equador, Bolívia e Brasil.
“Me dediquei a mudar o mundo e não mudei nada, mas me diverti. E gerei muitos amigos e muitos aliados nessa loucura de mudar o mundo para melhorá-lo. E dei sentido à minha vida”, revelou o político em entrevista ao jornal espanhol El País, no mês de novembro de 2024.
Governo Lula lamenta morte de Mujica: ‘Grande amigo do Brasil’
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva lamentou o óbito do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, “grande amigo do Brasil”.
“Mujica foi um entusiasta do Mercosul, da Unasul e da Celac, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época”, diz a nota divulgada através do Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com o Itamaraty, “seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas”.
No comunicado, o governo Lula recorda uma visita feita através do petista ao chefe uruguaio, em 5 de dezembro do ano passado.
“Lula condecorou ‘Pepe’ Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, o presidente da República referiu-se a Mujica como ‘a pessoa mais extraordinária’ entre os presidentes com quem conviveu”, acrescenta a nota.
Por final, o Itamaraty destaca que o legado de Mujica “permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações”.
“Neste momento de dor, o governo brasileiro estende à viúva Lucía Topolansky e aos familiares do ex-presidente, assim como ao governo e ao povo uruguaios, seus mais sentidos pêsames e expressões de solidariedade”, concluiu.
*Com Informações da Agência Brasil e Terra
Com informações de ClickGuarulhos


