– –
A Prefeitura Municipal de Guarulhos, através da Secretaria de Gestões Regionais (SAR) iniciou segunda-feira agora (13), um novo projeto que pretende dar mais segurança e agilidade para as equipes de roçagem. Trata-se da revitalização de canteiros centrais de ruas e avenidas que ganharão uma vegetação conhecida como “Amendoim Forrageiro”. As primeiras vias a receberem a planta foram a Estrada do Sacramento, no Pimentas, e a rua Professor José Munhoz, no Jardim Munhoz.
Conforme o técnico agrícola florestal da SAR, Wander Castro Martins, o Amendoim Forrageiro é uma leguminosa bem adaptada a vários tipos de solos, inclusive àqueles considerados ácidos e ainda tem boa tolerância à seca e ao sombreamento.
Para plantar a vegetação, a SAR utiliza a semente e também a muda da planta. O que se espera é de que em até 20 dias a espécie comece a eclodir e em 30 dias já tenha crescido.
Giovanni Giudice Calderion, que comanda a SAR, contou que a vegetação também foi plantada na sede da secretaria. Ele ressalta que, com a nova planta, as equipes que atuam na roçagem sejam preservadas.
“Hoje, por conta do mato alto, as equipes precisam sinalizar as ruas e avenidas para evitar acidentes, já com a nova vegetação, o serviço ficará muito mais fácil já que será feito apenas o refinamento da planta”, ressaltou.
O serviço será implementado, inicialmente, nos canteiros centrais de ruas e avenidas localizadas na área central, na Vila Galvão e no Cabuçu.
Com informações de Folha Metropolitana


