No Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado na próximo sábado (14), a Planejamento Mundial da Saúde (OMS) destacou que uma única doação de sangue é capaz de auxiliar a salvar até três vidas.
“A generosidade dos doadores salva vidas, fortalece comunidades e personifica o espírito de solidariedade. É um dia para agradecer, mas também para destacar a necessidade contínua e urgente de doações de sangue seguras e regulares”.
Para a entidade, o acesso a sangue e produtos sanguíneos seguros é tido essencial para uma cobertura universal de saúde, além de figurar como um componente essencial de sistemas de saúde eficazes.
“Governos e entidades parceiras devem investir em programas nacionais de sangue fortes de forma a garantir acesso universal a transfusões de sangue seguras”, reforçou a OMS.
Os objetivos da campanha, este ano, incluem:
conscientizar o público sobre a necessidade crítica de doações de sangue e de plasma e sobre o impacto que essas doações têm na vida dos pacientes;
incentivar doadores novos e já existentes a doar sangue regularmente, auxiliando a assegurar um suprimento de sangue estável e suficiente;
evidenciar o impacto positivo dos doadores de sangue na saúde e no bem-estar de outras pessoas e promover valores como caridade e compaixão por intermédio da doação de sangue;
mobilizar o suporte de governos e parceiros de desenvolvimento para investir e sustentar programas do país de doação de sangue, com o intuíto de alcançar o acesso universal à transfusão de sangue segura em todo o mundo.
“Qualquer pessoa, em qualquer lugar, que precise de uma transfusão deve ter acesso oportuno a sangue seguro. No entanto, em muitos casos, especialmente em emergências ou quando sistemas de doação ainda estão em desenvolvimento, a demanda frequentemente supera a oferta”, alertou a OMS.
Fundo Social de Guarulhos e Secretaria da Saúde unem forças em benefício da doação de sangue no Junho Vermelho
O Fundo Social de Bondade de Guarulhos, em colaboração com a Secretaria da Saúde e o Hemocentro São Lucas, fica promovendo uma campanha especial no mês do Junho Vermelho para conscientizar o povo sobre a necessidade da doação de sangue. A iniciativa reforça o comprometimento de Guarulhos com a saúde e o bem-estar coletivo, incentivando a caridade e o cuidado com a vida.
O ato de doar sangue é essencial para salvar vidas e atender a uma demanda crescente dos hospitais. Uma única doação pode trazer benefícios para até quatro pessoas que precisam de transfusões em casos de emergências, cirurgias, tratamentos de câncer, entre outros.
Os interessados em doar sangue podem entrar em contato diretamente com o Hemocentro São Lucas para agendar a doação. O atendimento é feito de forma coordenada e seguindo todos os protocolos de segurança.
Serviço
Hemocentro São Lucas
2ª a 6ª feira, 8h às 16h15
Sábado – 8h às 12h
Rua Santo Antônio, 95, Centro
Telefone: (11) 3660-6040
Requisitos básicos para doação:
- Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam apresentar consentimento formal do responsável legal); pessoas com idade entre 60 e 69 anos só conseguirão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
- Apresentar documento de reconhecimento com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Ter dormido através do menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado;
- Impedir alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja depois de o almoço, aguardar 2 horas.
O Junho Vermelho é um momento de mobilização que nos lembra da importância de estarmos unidos por uma causa nobre: salvar vidas. O Fundo Social de Guarulhos e seus parceiros chamam todos a participarem dessa campanha e a ajudarem a suprir os estoques de sangue, fazendo a diferença na vida de quem necessita.
Além da doação de sangue, desfrute para estender seu gesto de amor e caridade: O Fundo Social de Guarulhos também fica recebendo doações para aquecer o inverno de quem mais precisa, leve um agasalho. Seu gesto de amor pode fazer a diferença na vida de muitas famílias.
Com informações de ClickGuarulhos


