O Governo de São Paulo lançou o site do sistema Siga Fácil (sigafacil.sp.gov.br) para auxiliar motoristas com pagamento de pedágios na nova modalidade eletrônica. O modelo substitui as tradicionais praças de pedágio por pórticos inteligentes, que identificam de forma automática os veículos por intermédio de placas ou tags eletrônicas. A mudança vai tornar o trânsito mais fluido e seguro com a eliminação das filas, reduzindo o risco de acidentes. Ele promove ainda justiça tarifária ao usar cobrança mais equilibrada.
Ambos primeiros pórticos estão localizados na SP-333 (Pista Laurentino Mascari), entre Itápolis e Jaboticabal, sob responsabilidade da concessionária Ecovias Noroeste Paulista, e na SPI 097/055 (Pista dos Tamoios, Contorno Sul – km 13+500), em Caraguatatuba, operada através da concessionária Tamoios.
O site do sistema Siga Fácil traz um mapa demonstrando onde estão localizados os pórticos dos pedágios eletrônicos e fornece os links oferecidos pelas concessionárias para pagamento avulso dos valores, ou seja, melhorando para aqueles usuários que não possuem uma tag. Os motoristas também encontram informações sobre como funcionam os pedágios eletrônicos e contatos da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e empresas para questionamentos.
A substituição das praças físicas pelos pórticos fica acontecendo de forma gradual nos trechos estaduais concessionados. Neste momento de transição, as tarifas continuam os valores vigentes dos contratos, assegurando estabilidade, segurança jurídica e respeito aos usuários, ao mesmo tempo em que se avança para um sistema mais moderno e efetivo.
Novas concessões
As concessões de pistas realizadas a contar de 2024, como Novo Litoral Paulista, Nova Raposo e Rota Sorocabana, o sistema já nasce com a cobrança proporcional ao trajeto percorrido. Isso quer dizer que o motorista paga somente pelos trechos efetivamente usados.
Além do que, motociclistas estão isentos do pagamento de pedágio em todos os trechos operados sob os novos contratos com pedágio eletrônico, reforçando o caráter social da medida e beneficiando diretamente quem utiliza esse meio de transporte no dia a dia.
Outro diferencial do Siga Fácil é o conjunto de benefícios para quem utiliza tags eletrônicas, com descontos fixos e progressivos conforme com a frequência e o segmento percorrido. Mas quem não tem tag também é atendido com comodidade: a placa do veículo é reconhecida de forma automática e o pagamento pode ser feito em até 30 dias, por intermédio de canais digitais das concessionárias (como apps, sites, WhatsApp, Pix ou cartão). O não pagamento no período configura infração de trânsito, conforme determina a resolução federal do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Além da economia, o programa contribui diretamente para a segurança nas estradas, com a eliminação de paradas bruscas nas praças de pedágio e a consequente redução no risco de colisões. Inspirado em experiências de sucesso em países como Portugal, Noruega e Chile, o Siga Fácil posiciona o estado como referência nacional em mobilidade inteligente, efetivo e digital.
É importante evidenciar que, para a instalação dos pórticos e posterior cobrança, as concessionárias são obrigadas a fazer os investimentos previstos voltados para melhorias na qualidade dos serviços, como obras, sinalização, tecnologia e segurança. Apenas depois de a conclusão dessa etapa é que será autorizada o começo da operação efetiva do sistema de pedágio eletrônico, sob supervisão da Artesp.
Com informações de Guarulhosweb


