A Subsecretaria da Igualdade Racial de Guarulhos realizou na próxima segunda (23) um encontro do Grupo de Trabalho Indígena, que não acontecia desde 2017. A reunião contou com a presença de representantes de oito etnias de Guarulhos (Pankararu/Jeripankó, Wassu-Cocal, Kaimbé, Guajajara, Pankararu, Puri, Tupi-Guarani e Pankararé) no Adamastor. Os que participam abordaram, em um encontro que precisará ser mensal e intersetorial, formas de melhorar o atendimento aos povos indígenas locais.
Entre as questões discutidas estavam a criação de cotas para os indígenas em concursos públicos, da mesma forma que existem para pessoas com deficiência e para negros em âmbito federal, o que teria de ser feito através de um projeto de lei a ser aprovado na Câmara Municipal. Houve ainda discussões sobre melhorias nas regiões de assistência social, educação, transporte, habitação, trabalho e principalmente sobre a valorização e a difusão da cultura indígena. “A aldeia é um espaço fundamental para os povos exercerem sua espiritualidade, promoverem danças, festas e artesanatos. Ou seja, manterem suas tradições”, comentou a indígena Vanuza Kaimbé.
Entre as pautas discutidas fica um financiamento obtido através de emenda parlamentar para a construção de uma estrutura de saúde para o atendimento dos indígenas, em local ainda a ser definido. Em Guarulhos existe uma equipe descentralizada, especialista em saúde indígena, que atende em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Aldeia Multiétnica Filhos Desta Terra, no Cabuçu, onde estão localizadas as etnias que participam da reunião desta segunda-feira. “Um investimento substancial em um equipamento de saúde para atender os indígenas é fundamental para que a gente possa garantir um cuidado cada vez mais especializado”, comentou o subsecretário da Igualdade Racial, Jorge Caniba Batista dos Santos.
A ideia da pasta é que os próximos encontros do grupo de trabalho passem a contar gradualmente com representantes de todas as principais pastas municipais como forma de atender de forma mais direta e eficaz às demandas apresentadas. Atualmente vivem 1.649 indígenas em Guarulhos, conforme com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maioria deles em contexto urbano, ou seja, fora das aldeias.
Com informações de GuarulhosHoje


