– –
Com foco na melhoria dos serviços públicos de saúde e na valorização da atenção básica, o Governo do Estado de São Paulo antecipou o repasse de R$ 36,2 milhões do programa IGM SUS Paulista para os municípios da Grande São Paulo. Desse total, Guarulhos foi contemplada com R$ 3.511.735,00, valor que será usado para fortificar ações de prevenção, promoção da saúde e atendimento direto à população nas unidades básicas.
O recurso, que estava inicialmente previsto para ser liberado no mês de setembro, foi transferido no modelo “fundo a fundo”, ou seja, diretamente para os cofres municipais, o que permite maior autonomia para aplicação nas políticas locais. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, a medida reforça o comprometimento com o cuidado na ponta: “A atenção básica é a porta de entrada do cidadão no SUS. Com esse repasse, os municípios ganham fôlego para responder com mais eficiência às demandas da população”.
Fortalecimento da rede de saúde na área
Guarulhos foi um das cidades que recebeu maior valor individual, atrás unicamente da capital paulista. O município conseguirá usar os recursos para ampliar serviços de atenção primária, como atendimentos em UBSs, controle de doenças crônicas, vacinação, saúde da mulher e da criança, entre outras ações de impacto direto no dia a dia do povo.
A antecipação do recurso fica inserida dentro da estratégia de regionalização da saúde, que procura organizar as demandas por território, além de elevar os repasses per capita — que passaram de R$ 4 para valores entre R$ 15 e R$ 40, conforme critérios de vulnerabilidade, cobertura da Estratégia Saúde da Família e população atendida.
Avanços na cobertura vacinal
Dados da Secretaria Estadual de Saúde indicam que o IGM SUS Paulista já tem mostrado resultados concretos. Em 2024, o programa auxiliou o estado a superar metas de cobertura vacinal. A BCG passou de 79,9% (2022) para 90,3%, a vacina contra rotavírus chegou a 90,2%, e a tríplice viral atingiu 98,7% de cobertura.
“O programa tem gerado impactos reais. Esses avanços são fruto de uma gestão eficiente e da valorização da atenção primária”, reforça Eleuses Paiva.
Transparência e resultados
Criado na gestão do governador Tarcísio de Freitas, o IGM SUS Paulista é um programa de incentivo que repassa verbas baseado no desempenho das cidades em indicadores como cobertura vacinal, mortalidade infantil, controle de hipertensão e diabetes, saúde da gestante e enfrentamento às arboviroses, como a dengue. As informações poderão ser auxiliados publicamente através do site oficial do programa.
Com informações de Folha Metropolitana


