A volta às aulas nas escolas da rede municipal, quinta-feira agora (24), foi marcada através da falta de uniformes escolares que, neste ano, através da primeira vez desde 2005, não foi entregue através do prefeito Lucas Sanches (PL). O retorno do ano letivo ocorre um dia depois de os encontros de replanejamento, no qual professores e gestores se juntaram com o objetivo de retomar metas e projetos determinados no começo deste ano e contribuir, assim, com a melhoria do processo educativo dos estudantes.
No começo deste ano letivo, Lucas avisou que não entregaria os uniformes. Em seguida, na semana de Páscoa, ele também não distribuiu os ovos de chocolate conforme determina lei municipal. Até mesmo os materiais escolares foram entregues aos alunos de forma atrasada ou parcial, não chegando a muitas unidades no tempo correto.
Neste momento de retorno às aulas, as escolas vão fazer os devidos ajustes e alinhar as ações para os próximos meses do ano. “Esse é um momento de levantamento de quais crianças a gente precisa dar maior atenção no que diz respeito à alfabetização, e a partir das orientações da Secretaria de Educação, faremos os agrupamentos produtivos de forma mais intensa e em vários momentos com todas as turmas”, falou Roberta Marques da Luz, coordenadora pedagógica na EPG Evanira Vieira Romão.
Já na EPG Patrícia Galvão – Pagu, a equipe reforçou para a continuidade do semestre letivo as ações como a Ciranda do Livro, o Chá Literário, o agrupamento produtivo dos educandos para consolidar a base alfabética, assim como a Maleta Viajante de leitura com vários gêneros textuais, que as crianças compartilham com as famílias, e que tem como objetivo ampliar o repertório dos educandos.
“As diversas áreas do conhecimento também colaboram para o enriquecimento das ações no segundo semestre. Como ação permanente em sala de aula, faremos a ampliação do uso do caderno de leitura (material com diversos gêneros textuais) que será explorado com consignas de análise e reescrita”, explicou Kelly Terra, parceira de Juliana Paixão na coordenação pedagógica da EPG Patrícia Galvão – Pagu.
Com informações de Guarulhosweb


