A tecnologia tem sido uma apoiadora decisiva no enfrentamento à criminalidade em Guarulhos. No mês de julho, seis foragidos da Justiça foram capturados com o auxílio da Central de Segurança Integrada (CSI), estrutura lançada em 2023 através do então prefeito Guti, dentro do programa Muralha GRU — um dos maiores investimentos em segurança pública da história da cidade.
Operada através da Guarda Civil Municipal (GCM), a CSI integrava mais de 5 mil câmeras de monitoramento espalhadas através da cidade, incluindo câmeras OCR para leitura de placas e sistemas de reconhecimento facial
A plataforma fica conectada ao sistema Detecta, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, permitindo que agentes identifiquem suspeitos ao vivo e acionem de forma rápida a Central 153, que despacha viaturas para averiguação.
Das seis prisões realizadas no mês de julho, quatro ocorreram com o suporte direto do sistema Muralha GRU. A mais recente foi na terça-feira (29), quando agentes da Inspetoria Centro abordaram um foragido que circulava de carro através da área central.
Outras duas detenções foram feitas com o uso da nova tecnologia de reconhecimento facial, instalada recentemente na CSI. Os casos aconteceram na área do Pimentas e do Bonsucesso, por agentes da Inspetoria Leste. Um dos capturados tinha mandado de prisão por estupro de vulnerável desde 2015.
O CSI funciona 24 horas diariamente e é operado em conjunto com as polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Estadual, além das secretarias municipais de Segurança Pública e Mobilidade Urbana. De acordo com a prefeitura, o sistema tem sido essencial não somente para capturas, mas também para o monitoramento de rotas suspeitas, controle viário e resposta rápida a ocorrências
Com informações de Guarulhosweb


