O Brasil se prepara para confrontar o terceiro veranico do ano, um fenômeno climático caracterizado por uma sequência de dias quentes e secos durante o inverno. A contar desta terça-feira (19), uma massa de ar seco e quente deve se intensificar sobre o Centro-Oeste e Sudeste, elevando as temperaturas e reduzindo drasticamente a umidade relativa do ar em diversas regiões do país, incluindo Guarulhos.
Segundo meteorologistas da Climatempo, o veranico deve durar até o dia 25 de agosto e será impulsionado por um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias. Esse bloqueio altera a direção dos ventos, favorecendo a entrada de correntes de ar quente vindas do Norte e Nordeste.
Em Guarulhos, os efeitos já iniciam a ser sentidos. Depois de um final de semana com manhãs frias e temperaturas mínimas próximas dos 10 °C, o município deve registrar uma elevação gradual nas máximas no espaço da semana. A previsão indica que as temperaturas podem alcançar até 25 °C na quarta-feira (20), com tendência de aumento nos dias seguintes.
Além do calor, o tempo seco será uma das principais marcas do momento. A umidade relativa do ar deve cair para níveis abaixo de 30%, o que exige atenção redobrada com a hidratação e cuidados com a saúde respiratória. Até o momento, Guarulhos registrou somente 1 mm de chuva no mês de agosto, o que representa somente 2% da média histórica para o mês.
O fenômeno, embora comum nesta época do ano, preocupa especialistas por seus impactos na saúde pública e no meio ambiente. A baixa umidade aumenta o risco de incêndios florestais e agrava doenças respiratórias, inclusive em regiões urbanas densamente povoadas como Guarulhos.
O povo deve se preparar para dias consecutivos de sol forte, céu limpo e temperaturas acima da média. A recomendação é impedir atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia, manter-se hidratado e usar umidificadores de ar em ambientes fechados.
Com informações de Guarulhosweb


