A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) deu começo ao momento de definição, pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio, do itinerário formativo para os próximos dois anos letivos. As opções para os mais de 400 mil alunos matriculados na primeira etapa do Ensino Médio são: Exatas, Humanas e Educação Técnica Profissional. No final do primeiro semestre, a Secretaria da Educação aplicou uma pesquisa que foi respondida por 239,6 mil pessoas, entre responsáveis legais e alunos e, dos que participam, 98% dos familiares e 72% dos alunos disseram ter preferência através do itinerário técnico.
O processo de escolha iniciou ontem, 22 de agosto e vai até 14 de setembro, mesmo momento para novas matrículas na rede estadual de ensino para 2026. Cada estudante deve registrar quatro opções em acesso à Secretaria Escolar Digital (SED). Para todos que optarem através do itinerário de Humanas, o registro deve ser por Linguagens e Ciências Humanas. Para exatas, o registro deve ser por Matemática e Ciências da Natureza. Se um estudante optar através do ensino técnico, deve indicar seus cursos de preferência. Neste caso, são 11 os cursos promovidos dentro das próprias escolas estaduais, por professores da Seduc-SP e do Centro Paula Souza, além de cursos ofertados em colaboração com o Senai e Senac.
Para auxiliar os alunos no processo de escolha, a Educação produziu um site com todas as informações sobre os cursos técnicos e também os dois outros itinerários formativos. Além disto, a Seduc-SP agrupou, no começo deste mês, representantes dos grêmios estudantis de todo o estado, para que eles apoiem os colegas da 1ª série no processo de escolha.
Pesquisa
A pesquisa planejada através da Educação foi respondida por estudantes e familiares no App Sala do Futuro — canal oficial de consulta aos boletins escolares, frequência, tarefas e agenda escolar. Do total de 239,6 mil respondentes, 58% eram alunos e 42%, responsáveis legais.
Além da opção através do ensino técnico, entre as respostas sobre regiões de conhecimento e formação de preferência, os estudantes priorizaram, através da ordem: gestão, itinerário formativo de Humanas, desenvolvimento de sistemas, vendas e enfermagem.
Novidades no itinerário formativo de exatas e humanas
Entre as novidades para o ano que vem letivo, os estudantes de Exatas terão disciplinas de aprofundamento em biologia e química. Os alunos de Humanas, por sua vez, terão aulas de aprofundamento em geografia, filosofia e sociologia.
Passo a passo para a escolha de itinerários
O itinerário formativo deve ser escolhido exclusivamente por estudantes da 1ª série do Ensino Fundamental, na SED.
No menu de escolhas, estão disponíveis, em primeira página, o itinerário com cursos técnicos por área e, abaixo, o de Exatas e Humanas. Nos cursos técnicos, para escolher enfermagem, por exemplo, o estudante deve clicar antes na área de Saúde e Educação. Para escolher desenvolvimento de sistemas, antes o estudante interessado deve clicar na área de Tecnologia.
Os estudantes que estão, em 2025, na 2ª série do Ensino Médio, seguirão no mesmo itinerário formativo no ano que vem letivo.
*Com Informações da Agência SP
Com informações de ClickGuarulhos


