No decurso desta semana, alunos e professores da rede municipal de Guarulhos participaram de importantes momentos de aprendizado e de reflexão em celebração à Semana da Pessoa com Deficiência. As atividades abordaram a necessidade da acessibilidade e valores como inclusão, respeito e empatia dentro e fora do ambiente escolar.
Na terça-feira (26), a EPG Amador Bueno, no Taboão, promoveu uma palestra enriquecedora envolvendo alunos, famílias e a equipe escolar sobre o tema, acontecimento que contou com a presença da subsecretária de Acessibilidade e Inclusão, Mayara Maia, e da professora Vanessa Carrilho Lanzarotto, servidora da Prefeitura de Guarulhos e responsável pelos alunos com deficiência visual. Vanessa age como educadora social, ministrando aulas do sistema Braille e Soroban (método do menor valor relativo).
Durante a apresentação, as crianças, pais e equipe escolar puderam conhecer mais de perto a realidade dos estudantes com deficiência visual, compreendendo como se alfabetizam, leem, escrevem, jogam videogame e utilizam recursos tecnológicos, como computadores e celulares em seu cotidiano.
Para tornar a experiência ainda mais significativa, foram mostrados instrumentos usados no processo de conhecimento e autonomia desses alunos, como a máquina de Braile, o Soroban (ábaco japonês) e outros materiais adaptados.
A diretora Chrestiane Vaz, a vice-diretora Ângela Barbosa e a coordenadora pedagógica Elisabete Machado destacaram que a inclusão de pessoas cegas no cotidiano escolar é fundamental para a construção de uma educação verdadeiramente democrática e humana.
Autismo
Já na EPG Érico Veríssimo, no Jardim Fortaleza, quinta-feira agora (28) foi feita uma hora-atividade com o grupo de professores e estagiários, planejado através da professora do AEE, Diemes Darley, também em cooperação com Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, com ênfase no autismo.
O autismo é a condição de neurodesenvolvimento com maior crescimento em diagnósticos atualmente. Esse aumento não representa um problema, mas sim um sinal de que mais pessoas estão sendo vistas, reconhecidas e compreendidas. Com isso, é fundamental que a sociedade aprenda a respeitar, a incluir e a preservar seus direitos, valorizando sua singularidade e potencial. É importante a equipe de apoio à inclusão preservar o suporte, o acolhimento e as oportunidades de conhecimento a todos os educandos.
A professora Tereza Regina trabalhou a temática da diversidade com as crianças com o auxílio da leitura do livro da “Turma da Mônica”, atividade que também foi auxiliada pelos pais, amplificando o respeito as adversidades. A formação foi essencial para apoiar e solidificar cada dia mais o trabalho dos professores e contou com a entrega de um informativo apresentando as deficiências ocultas, simbolizado através do girassol.
Neste movimento, diversas escolas da rede municipal realizaram ações voltadas ao tema, promovendo informação, reflexão e conscientização junto à comunidade.
As ações possibilitaram à comunidade escolar ampliar seus conhecimentos sobre acessibilidade, amplificando valores como inclusão, respeito e bondade, além de reafirmar o comprometimento da Secretaria de Educação em preservar uma educação de qualidade para todos, valorizando a diversidade e a formação de cidadãos mais conscientes.
Com informações de GuarulhosHoje


