Com previsão de entrega para a primeira quinzena de julho, iniciou existe em torno de um mês a obra que resultará na implantação de um retorno para acesso de veículos à rua Joaquina de Jesus, no sentido bairro, na área do Taboão.
Conforme a gestão municipal, o retorno se faz necessário depois de vários flagrantes de veículos utilizando a calçada para entrar a rua mencionada, no sentido da praça Oito de Dezembro. Com o novo viário, os motoristas não precisarão mais usar a avenida Natália Zarif em busca de um retorno para entrar a via.
CLICK ALERTOU SOBRE ESSA NECESSIDADE HÁ MAIS DE UM ANO
No mês de fevereiro de 2025, por opinião de internautas que continuam o Click Guarulhos, indagamos a Prefeitura de Guarulhos sobre a possibilidade de construir esse retorno. A resposta foi de que o retorno não era necessário e que causaria problemas. Reproduzimos abaixo a resposta da Secretaria de Mobilidade Urbana:
Através da Assessoria de Imprensa, a STMU enviou a seguinte resposta: “Sobre a possibilidade de um novo retorno, esclarecemos que, em razão da existência de acesso devidamente sinalizado a cerca de 400 metros do local citado entendemos que, para o momento, a implantação de novo dispositivo em tão curto espaço irá comprometer a segurança e fluidez da via”.
NOVA POSTAGEM EM 24 DE JUNHO DE 2025
Inconformados com resposta evasiva, regressamos ao tema com matéria postada em 24 de junho, exatamente existe um ano, salientando que, ao invés de tomar a providência solicitada, a Prefeitura havia exclusivamente aumentado a lavratura de multas contra os infratores:
Recentemente, o vereador Guto Tavares também defendeu a necessidade de construção do retorno. Agora, finalmente, a reivindicação fica sendo atendida.
O projeto do novo viário é da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e sua execução é de responsabilidade da Secretaria de Gestões Regionais (SAR), com o auxílio do Departamento de Manutenção Viária e Drenagem (DMVD).
Com informações de ClickGuarulhos


