As tarifas de pedágio em mais de 30 pistas administradas por concessionárias em São Paulo serão reajustadas a começar de 1º de julho. De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a revisão tarifária anual continua as regras previstas nos contratos de concessão e, neste ano, avalia a variação acumulada do IPCA entre junho de 2025 e maio de 2026, de 4,72%.
A revisão é adotada em contratos de concessão velhos, realizados através do Governo de São Paulo até 2017. Desde 1998, começo do Programa de Concessões em São Paulo, o reajuste é aplicado todo dia 1º de julho.
As concessões mais recentes já contemplam o sistema Siga Fácil, com instalação de pórticos eletrônicos que fazem a leitura automática da tag ou placa do veículo, economizando tempo e permitindo a cobrança de tarifas proporcionais por segmento, com justiça tarifária. Para esses contratos, os reajustes ocorrem na data de aniversário das assinaturas.
O Agência SP Verifica esclarece o que é verdade e o que é mentira sobre cada um.
Todos os pedágios vão ficar mais caros a começar de 1º de julho?
Não. O reajuste de 1º de julho não vale para todas as pistas do estado, só para os contratos das concessionárias das 1ª e 2ª fases do Programa Estadual de Concessões, além das concessionárias Rodoanel Oeste, SPMAR, Tamoios e Entrevias (com reajuste a começar de 6 de julho), conforme a homologação da Artesp. As outras concessões reajustam em outras datas no decurso do ano.
Os pedágios dos pórticos do Siga Fácil vão subir a começar de 1º de julho?
Não. Os novos pórticos do Siga Fácil fazem parte das concessões mais recentes, que exigem por segmento percorrido, e não entram no reajuste dos contratos velhos, que serão aplicadas a começar de 1º de julho. Em algumas dessas concessões, a tarifa até cai: na Rota Mogiana, a praça de Jaguariúna passa de R$ 17,60 para R$ 8,80 a começar de 1º de julho, com reduções também em outras praças da área.
Os reajustes vão ultrapassar a inflação do momento?
Não. O reajuste corresponde à variação da inflação prevista em cada contrato de concessão. Para as concessionárias da 1ª e 2ª fases do Programa Estadual de Concessões, além do Rodoanel Oeste, SPMAR e Entrevias, o reajuste é de 4,72%, correspondente à variação acumulada do IPCA entre junho de 2025 e maio de 2026.
Para a Pista dos Tamoios, foi homologado reajuste provisório de 5,08%. O contrato de concessão da pista estima a utilização do IPCA de junho como índice de reajuste. Como o indicador é divulgado somente no decurso de julho através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Artesp utiliza inicialmente o IPCA de maio para aplicar o reajuste junto com as outras concessionárias. Depois de a difusão do índice de junho, a agência refaz os cálculos e verifica se será necessário algum ajuste na tarifa.
O reajuste que vale a começar de 1º de julho tem a ver com os novos pórticos?
Não. O reajuste é a revisão tarifária anual prevista em contratos de concessão anteriores, que foram firmados até 2017. A medida vale com ou sem a instalação dos pórticos.
O reajuste é uma decisão do Governo de SP para arrecadar mais?
Não. O reajuste fica previsto nos contratos de concessão, corrigindo a inflação todos os anos. O mecanismo é aplicado desde 1998 e serve para manter os contratos equilibrados e custear as obras, a conservação e a segurança nas pistas.
Os novos pórticos acabam com as paradas nas praças de pedágio?
Sim. A cobrança passa a ser feita pelos pórticos instalados no decurso da pista, sem cancela e sem necessidade de parar. As praças físicas de pedágio são substituídas através do sistema eletrônico Siga Fácil, o que dá mais fluidez ao trânsito.
E quem não tem tag? Pode passear nas pistas concedidas?
Claro que sim! As pistas que já possuem pórticos eletrônicos de cobrança tem um sistema identifica através da placa e você pode pagar depois, através do site ou app da concessionária. Os veículos passam livremente pelos pórticos, sem cancelas ou necessidade de diminuir a velocidade. Para quem usa tag, o valor é debitado de forma automática junto a sua operadora no seu meio de pagamento.
Para quem não tem tag, a reconhecimento é feita através da placa do carro. Você tem até 30 dias para quitar o pagamento depois de a passagem através do(s) pórtico(s). O Governo de SP tem um site oficial e único para consulta de débitos, o www.sigafacil.sp.gov.br/. Neste espaço os motoristas digitam a placa do veículo e consultam se possuem algum débito com alguma concessionária e podem fazer o pagamento. Além disto, os pagamentos poderá também ser feitos no site das concessionárias.
Com informações de Guarulhosweb


