Em substituição aos dois hospitais veterinários que haviam sido inaugurados no final da gestão do então prefeito Guti, que foram desativados no começo de junho através da Prefeitura, foi instalada na praça Getúlio Vargas, Centro de Guarulhos, a Clínica Pet Móvel, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
Informe da Prefeitura afirma que a Clínica Pet Móvel conquistou a adesão dos tutores de cães e gatos em sua primeira semana de funcionamento. “A unidade está pronta para realizar atendimentos de urgência, pequenas cirurgias e até partos, como o de uma cachorrinha que foi acolhida pela equipe veterinária e deu à luz dois filhotes”, diz o release da Assessoria de Imprensa.
A Clínica Pet Móvel conta com dois médicos veterinários e dois assistentes que atendem cães e gatos gratuitamente. Ainda segundo o informe, “o atendimento vem recebendo elogios dos guarulhenses que precisam do serviço e levaram seus animais de estimação para tratamento de emergência” e cita dois depoimentos: “A veterinária foi supereducada, deu atendimento prestativo à minha gatinha. Espero que ela fique bem logo. Fui bem acolhida. É muito importante ter o atendimento hospitalar a quem não pode pagar”, aprovou Viviane Pereira dos Santos, tutora da Princesa. “O atendimento foi perfeito, a doutora já me deu encaminhamento para minha gatinha Mia fazer ultrassom gratuito em uma clínica”, destacou Eliana Santos de Souza.
A Reportagem do Click Guarulhos esteve no local na quarta-feira para constatar se o atendimento estava sendo feito e foi divulgado vídeo no Instagram informando que sim à população, citando os dias e horários. Não havia no momento, entretanto, nenhum animal sendo atendido, nem usuários que pudessem avaliar como tinha sido o atendimento. Um atendente informou que nos casos que não pudessem ser ali resolvidos, a van levaria o pet a uma clínica no Jardim São João. Ele não soube informar em que termos estaria sendo feito esse atendimento, na relação entre a clínica e a Prefeitura.
Questões a serem respondidas
Na quinta-feira, circulou vídeo em redes sociais segundo o qual duas sócias do ônibus reconhecido como Castramóvel, oriundo de Itaquaquecetuba, não haviam sido consultadas por uma terceira dona a respeito da prestação de serviços à Prefeitura. Através do teor da discussão, parecia inclusive que o ônibus nem continuaria atendendo na praça Getúlio Vargas.
Na próxima sexta, recebemos por áudio queixas de usuários cujos animais foram levados à clínica Paiol, no Jardim São João. Um deles relata que o animal ficou quatro dias internado e neste momento não teria sido trocado o curativo de um procedimento. Em outro, a tutora de uma gata afirma que a pet fica com tumor em metástase e que teve alta. “Que atendimento foi esse?”, pergunta.
Diante dessas controvérsias, quanto ao sistema de contratação dos serviços da clínica móvel e quanto à qualidade do atendimento da clínica do Jardim São João, enviamos à Assessoria de Imprensa os seguintes perguntas:
Tendo em vista vídeo circulando em redes sociais no qual sócias da Clínica Pet Móvel discutem com uma terceira, afirmando que o acordo com a Prefeitura de Guarulhos teria sido feito à revelia de donas do ônibus, pedimos informar em que termos fica sendo feita essa prestação de serviços, com quem foi firmado o contrato, por quanto tempo, e qual o valor a ser pago todos os mêses.
Por oportuno, pedimos fornecer as mesmas informações a respeito da clínica Paiol, localizada no Jardim São João, que fica atendendo os casos que não têm como ser feitos na Clínica Pet Móvel. E qual o critério para escolher a Clínica Paiol para prestar esse serviço.
Na próxima sexta, recebemos várias queixas de mau atendimento através da Clínica Paiol. Quem irá responder por eventuais erros que tenham sido lá cometidos?
Novos Hospitais Veterinários 24 Horas são prometidos para daqui a 60 dias
Segundo informe distribuído através da Prefeitura à Imprensa, “a Clínica Pet Móvel dá sequência a uma série de ações de melhorias da Prefeitura na maior reformulação no cuidado a animais de estimação da história de Guarulhos. Em um prazo de 60 dias, a cidade terá dois novos Hospitais Veterinários com funcionamento gratuito 24 horas, inclusive aos finais de semana”.
A Prefeitura Municipal afirma que “os dois novos Hospitais Veterinários serão instalados no Bonsucesso e no Centro e deverão solucionar uma deficiência crônica que existia há muitos anos na cidade no tratamento dos pets”. Conclui falando que “o Ministério Público investiga supostas irregularidades da gestão anterior nos antigos dois centros de saúde animal do município”.
fotos: Sidnei Barros/PMG
Com informações de ClickGuarulhos

