Existe duas semanas, o painel eletrônico na confluência das avenidas Tiradentes e Otávio Braga de Mesquita vem anunciando que a conversão à esquerda naquele local será proibida.
No dia 12/4, enviamos mensagem à Assessoria de Imprensa da Prefeitura, pedindo resposta da STMU – Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana sobre os motivos para essa proibição.
Perguntamos por onde trafegariam os ônibus em decorrência dessa proibição. Não obtivemos resposta, mas tomamos conhecimento de mobilização de moradores da rua Comendador Wilson Talarico contrários à proibição, alegando que os coletivos passarão a trafegar através da via, que é residencial, e que isso causará incômodo à população local.
Indagamos também se, ao invés de direcionarem o tráfego de outros veículos para a rua Suíça, teria sido avaliada a possibilidade de a conversão ser feita pelas ruas Constantino Burato e Pedro Volpi, ainda que tivessem de ser alteradas mãos de direção naquele segmento do bairro. Colocamo-nos, inclusive, à disposição para ir pessoalmente à STMU conversar a respeito, para compreender as razões dessa proibição e o que se pretende fazer. Não nos responderam.
Embora não haja convicção de que essa conversão atual cause problemas ao trânsito da área, é provável que o motivo principal da proibição seja diminuir o tempo de espera no semáforo, ao passar de três para exclusivamente duas fases.
Ficam então no ar estas questões:
1) Quais os motivos para a proibição?
2) Quando entrará em vigor?
3) Foram avaliados os impactos do tráfego de ônibus na rua Comendador Wilson Talarico e dos veículos em geral na rua Suíça e demais ruas internas da Vila Barros?
4) Por que a STMU não responde aos indagações enviados através do Click Guarulhos?
Com informações de ClickGuarulhos


