Close Menu
  • Capa
  • Guarulhos
  • Brasil
  • Esporte
  • Games
  • Receitas
  • Colunas
  • Contatos
Últimas notícias

Cata-Tralha atende sete bairros de Guarulhos neste final de semana

12 de junho de 2026

Guarulhos ganha unidade da Doce Magia no dia 19

12 de junho de 2026

Prefeitura promove grandes festas juninas no CEU Paraíso-Alvorada, no Parque Fracalanza e no Cemear

12 de junho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Últimas notícias:
  • Cata-Tralha atende sete bairros de Guarulhos neste final de semana
  • Guarulhos ganha unidade da Doce Magia no dia 19
  • Prefeitura promove grandes festas juninas no CEU Paraíso-Alvorada, no Parque Fracalanza e no Cemear
  • Prefeitura retira descarte irregular de ruas das regiões do Taboão e do Cocaia
  • Metrópoles estreia programa da Copa no YouTube com Ivan Moré, Marília Ruiz, Morelli e Piperno
Facebook
Guarulhos PopularGuarulhos Popular
Topo Correio
  • Capa
  • Guarulhos
  • Brasil
  • Esporte
  • Games
  • Receitas
  • Colunas
  • Contatos
Facebook
Guarulhos PopularGuarulhos Popular

Guarulhos aumenta em 4,2% o consumo de energia no primeiro semestre de 2024

30 de julho de 2024
guarulhos-aumenta-em-4,2%-o-consumo-de-energia-no-primeiro-semestre-de-2024
Guarulhos aumenta em 4,2% o consumo de energia no primeiro semestre de 2024
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
Foto: Propaganda

– –

O consumo de energia registrado em Guarulhos através da EDP, entre janeiro e junho de 2024, foi 4,2% maior do que o do mesmo momento do ano passado. Este cenário está em linha com as projeções do Operador Nacional do Sistema (ONS) e da tendência apresentada através do mais recente Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O aumento de consumo no semestre chegou a 81.086 MW/h (Megawatts/hora), energia que daria para abastecer o município por quase 10 dias.

No relatório de julho, o ONS informou que a tendência é de que “a demanda de carga volte a apresentar um crescimento, assim como verificado nos (meses) anteriores”. No mês de junho, a sinalização era de encerrar o primeiro semestre do ano com um comportamento de crescimento.

Para a EPE, a análise do comportamento de consumo demonstrou que o desempenho positivo do setor de comércio e serviços e as altas temperaturas no país desenvolveram um aumento médio de 7,3% no primeiro trimestre de 2024. Conforme a pesquisa de abrangência nacional, a classe residencial correspondeu ao maior índice de aumento, de 12,3%. As classes comercial e industrial também tiveram expansão significativa, com 8,4% e 3,8%, consecutivamente.

“Entre os clientes residenciais, o aumento do consumo de energia está diretamente relacionado às mudanças de hábito das famílias em períodos de calor intenso, tais como manter aparelhos de ar-condicionado e ventiladores ligados por mais tempo, além do próprio impacto da temperatura que exige mais dos equipamentos de refrigeração para manter a mesma eficiência”, explica o gestor da EDP, Roberto Miranda.

Entenda por que o consumo aumenta 

Com as mudanças climáticas e temperaturas acima da média, a demanda por energia elétrica para climatização e refrigeração também se impulsiona. Mesmo sem mudança de hábitos, aparelhos como geladeira, freezer e ar-condicionado consomem mais energia para entregar a mesma eficiência. Em dias muito quentes, o consumo de um refrigerador pode aumentar até 20% a cada 5°C a 10°C acima da temperatura ambiente padrão para a qual o equipamento foi projetado. Esse percentual pode ser ainda maior quando o aparelho é usado diariamente, com abertura de portas, por motivo da troca de calor com o meio externo.

Além disto, o aumento do consumo de energia ainda pode ter uma variação baseado nas condições e características do refrigerador. Esse efeito sazonal indica que, mesmo que uma família mantenha seu comportamento de consumo inalterado, é provável que isso se reflita nas próximas faturas.

O consumo no inverno

Mesmo com o começo de um inverno menos rigoroso, é importante ficar atento neste momento ao aumento do consumo dos aparelhos que utilizam a resistência, caso do chuveiro e dos aquecedores. O chuveiro elétrico, por exemplo, pode representar de 25% a 35% do consumo total de uma casa. Em uma família de quatro pessoas, em que cada uma leva 7 a 8 minutos no banho, podemos conseguir uma média diária de por volta de 30 minutos de uso do chuveiro. Avaliando o consumo do equipamento de 5,5 kWh diariamente, o consumo de energia só para o equipamento será de por volta de 82 kWh no mês, o que representaria o acréscimo médio na conta de energia de R$ 60,00 (sem considerar impostos e adicionais de bandeira tarifária).

Diante desse cenário, a EDP reforça aos consumidores a necessidade de adotar medidas para o uso consciente de energia pelos e dá dicas de economia para minimizar o impacto no orçamento: 

  • Uso consciente de eletrodomésticos 

– Opte por usar máquinas de lavar em sua capacidade máxima. O mesmo vale para o ferro de passar roupa. O ideal é unir um volume de peças e passar todas de uma vez. 

– A geladeira corresponde em média a 30% do consumo total de uma casa. Antes de abrir a geladeira, pense no que necessita e diminua o tempo em que a porta ficará aberta. 

– A geladeira deve ficar longe de locais quentes, como fogão ou locais que pegam sol. Ajustar a temperatura interna poderá também auxiliar a economizar.  

– Não seque roupas atrás da geladeira e não guarde alimentos muito quentes. Faça sempre o degelo do aparelho, caso o modelo não seja frost free.

– Com relação ao televisor é importante não deixar o aparelho ligado sem ninguém assistindo, assim como outros eletroeletrônicos que precisam ser retirados da tomada.

– Evite deixar aparelhos em stand-by e desligue-os quando não estiverem em uso.

– Com o calor, hábitos de inverno precisam ser deixados de lado. O chuveiro deve estar na posição “verão” ou, preferencialmente, com a energia elétrica desligada.

–  O uso diário de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado é necessário, mas em dias com temperaturas amenas prefira o ventilador. O aparelho de ar-condicionado consome mais energia. Se for usá-lo, coloque-o na temperatura de 23 graus, ou maior, e programe para que desligue de forma automática.

  • Aproveitamento da luz natural 

– Mantenha cortinas e persianas abertas ao longo do dia para desfrutar a luz solar e diminuir a necessidade de iluminação artificial. 

– Sempre que deixar um ambiente, desligue a luz. 

– Opte por equipamentos mais eficientes, como lâmpadas LED e aparelhos classificados como de alta eficiência energética para auxiliar a diminuir o consumo e os custos.

  • Manutenção de Equipamentos e instalação elétrica

– Assegure-se de que aparelhos e sistemas de climatização estejam em bom estado de funcionamento, realizando manutenções preventivas regularmente. 

– Ao conseguir um produto, o ideal é que o consumidor esteja atento às classificações que constam no selo Procel, que varia de A (mais eficaz) a G (menos eficaz). Opte sempre através do aparelho de consumo A.

– Sempre manter a instalação interna da casa em bom estado de conservação e com as cargas bem dimensionadas nas tomadas para impedir sobreaquecimento da rede e a chamada fuga de corrente, que aumentam o consumo de energia e trazem risco à segurança de todos, com possibilidade de curto-circuito e até de incêndio.

Mais orientações e dicas em https://www.edp.com.br/se-liga-no-consumo/.

Com informações de Folha Metropolitana

Continue lendo...

Cata-Tralha atende sete bairros de Guarulhos neste final de semana

Guarulhos ganha unidade da Doce Magia no dia 19

Prefeitura promove grandes festas juninas no CEU Paraíso-Alvorada, no Parque Fracalanza e no Cemear

Prefeitura retira descarte irregular de ruas das regiões do Taboão e do Cocaia

DIA DOS NAMORADOS – Data pode ser a oportunidade de reencontrar a conexão para casais mais maduros

Procon Guarulhos orienta consumidores sobre direitos durante a Copa do Mundo

Últimas notícias

Cata-Tralha atende sete bairros de Guarulhos neste final de semana

12 de junho de 2026

Guarulhos ganha unidade da Doce Magia no dia 19

12 de junho de 2026

Prefeitura promove grandes festas juninas no CEU Paraíso-Alvorada, no Parque Fracalanza e no Cemear

12 de junho de 2026

Prefeitura retira descarte irregular de ruas das regiões do Taboão e do Cocaia

11 de junho de 2026
Anuncie conosco!
Facebook
  • Termos de uso
  • Política de Privacidade
  • Contatos
2026 Guarulhos Popular - Portal de notícias de Guarulhos e região.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.