O prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches (PL), informou um vídeo nesta tarde depois de notar que o movimento de paralisação dos servidores municipais, em greve desde segunda-feira, toma mais corpo. Quarta-feira agora, um grande grupo saiu do Paço Municipal e foi até a Secretaria de Educação. Ontem, a passeata com mais de 1.500 pessoas seguiu até a praça Getúlio Vargas.
Lucas, no entanto, não proporcionou um centavo a mais do que os 2% propostos por ele e aprovados através da Câmara Municipal na semana passada. Diferentemente disso, o prefeito reconheceu que a greve fica atrapalhando o funcionamento de escolas e unidades de saúde, prejudicando os cidadãos, numa apresentação de que reconhece o sucesso do movimento.
O prefeito chegou a dizer que compreende as reivindicações, mas pediu que os servidores também entendam a situação financeira da cidade. Com um discurso bem diferente de quando foi candidato, alegou que detectou Guarulhos com muitas dívidas., mas mesmo assim apresentou uma proposta com 2% de reajuste salarial e correção dos benefícios através da inflação. “Queria dar 8%, 10%, até 15%… mas não há condição financeira”, explicou.
Para justificar que valoriza os servidores, declarou que sua gestão tem feito esforços melhorar os ambientes de trabalho. Sem oferecer qualquer melhora na proposta de reajuste, fez um apelo: “Sei que é difícil pedir compreensão de quem está há anos com o salário defasado, mas quem mais perde com tudo isso é a população, que fica sem serviços essenciais”, afirmou. Falou também que necessita do funcionalismo. “Sem vocês, é impossível fazer Guarulhos andar pra frente.”
Com informações de Guarulhosweb


