Eleito assegurando que não produziria qualquer nova taxa em Guarulhos, o prefeito Lucas Sanches (PL) acaba de instituir uma nova tarifa para a conservação dos cemitérios que será cobrada todos os anos dos guarulhenses que têm familiares sepultados nas unidades municipais, que já vem sendo chamado de “IPTU do Além”.
O Decreto 42868, postado no Diário Oficial do último dia 4, “dispõe sobre a criação da Tarifa de Conservação, Modernização, Adequações Ambientais e Limpeza Geral das Áreas Comuns dos Cemitérios Públicos”.
E o preço para morrer não será barato. Com início de agora, com a nova taxa criada por Lucas, todos os anos, os guarulhenses terão que desembolsar 50 UFGs (Unidades Fiscais de Guarulhos), ou R$ 225,53 (nicho por período indeterminado, que se refere à aquisição de um espaço para sepultamento, ou columbário, que são as estruturas com vários jazigos). Já quem tem jazigo com período determinado ou indeterminado vai pagar três vezes mais, 150 UFGs, o que dá R$ 676,59 por ano.
A incidência do IPTU do Além já fica em vigor e terá vencimento a contar do primeiro dia útil de cada ano até 10 de março de cada exercício.
Esta não é a primeira ação de Lucas Sanches, que dificultará o acesso dos guarulhenses aos cemitérios municipais. O pacote das maldades, aprovado através da Câmara Municipal no último dia de junho, de autoria do prefeito, também limitou os sepultamentos gratuitos, voltados a famílias de pessoas mais pobres. Lucas incluiu novas regras que dificultam a gratuidade, já que as pessoas terão que, além de serem inclusos no CadÚnico do Governo Federal, também necessitarão estar cadastrados em programas municipais.
Com informações de Guarulhosweb


