Foram abordados temas sobre atendimento à população indígena de Guarulhos
Na próxima segunda (23) foi feito um encontro do Grupo de Trabalho Indígena, que esteve pausado desde o ano de 2017, através da Subsecretaria da Igualdade Racial de Guarulhos. Marcaram a presença na reunião representantes de oito etnias da cidade, sendo elas Pankararu/Jeripankó, Wassu-Cocal, Kaimbé, Guajajara, Pankararu, Puri, Tupi-Guarani e Pankararé.
A criação de cotas para os indígenas em concursos públicos foi um dos assuntos mostrados, da mesma forma que existem para pessoas com deficiência e para negros em âmbito federal, o que teria de ser feito com o auxílio de um projeto de lei a ser aprovado na Câmara Municipal. Também foi discutido sobre melhorias nas regiões de assistência social, educação, transporte, habitação, trabalho e principalmente sobre a valorização e a difusão da cultura indígena.
“Um investimento substancial em um equipamento de saúde para atender os indígenas é fundamental para que a gente possa garantir um cuidado cada vez mais especializado”, comentou o subsecretário da Igualdade Racial, Jorge Caniba Batista dos Santos.
Um financiamento obtido com o auxílio de emenda parlamentar para a construção de uma estrutura de saúde para o atendimento dos indígenas, em local ainda a ser alinhado fez parte de uma das pautas. Em Guarulhos existe uma equipe descentralizada, especialista em saúde indígena, que atende em algumas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e na Aldeia Multiétnica Filhos Desta Terra, no Cabuçu, onde foram descobertas as etnias da reunião desta segunda-feira.
O objetivo da subsecretaria é fazer que os próximos encontros do grupo de trabalho passem a contar de forma gradual com representações de todas as principais pastas municipais como forma de atender de forma mais direta e eficaz às demandas apresentadas.
Oito etnias indígenas participam de encontro da Subsecretaria da Igualdade Racial
Com informações de GruDiário


