– –
A Prefeitura Municipal de Guarulhos avança com as obras de ampliação da fase nove do Aterro Sanitário Municipal, localizado no bairro Cabuçu. A intervenção deve assegurar a operação segura e ambientalmente adequada da unidade, além de gerar uma economia estimada em R$ 21 milhões no período de um ano com a destinação de resíduos sólidos.
Sob a supervisão da Secretaria de Serviços Públicos, os trabalhos incluem terraplenagem e a instalação de um moderno sistema de impermeabilização com manta de polietileno de alta densidade (PEAD). O projeto contempla ainda sistemas de drenagem de chorume, captação de gás, piezômetros, marcos superficiais importantes para este tipo de empreendimento.
A nova fase do aterro permitirá que em torno de 500 toneladas de resíduos diariamente, atualmente direcionadas a um aterro particular, passem a ser aterradas na estrutura municipal. O começo da operação fica previsto para o final de agosto e a estimativa é de que o espaço tenha capacidade para aproximadamente 12 meses de operação.
Referência em boas práticas ambientais, o aterro sanitário de Guarulhos tem nota 9,6 no Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos (IQR), avaliação feita através da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).
Conforme o secretário de Serviços Públicos, Lucius do Amaral Vieira, o investimento é estratégico para o município. “O aterro sanitário continua sendo necessário para receber os resíduos que ainda não poderão ser reaproveitados, mas é essencial avançarmos na redução da geração de lixo e na separação correta dos recicláveis. A modernização da destinação final reflete o comprometimento da gestão com a eficiência, a saúde pública e a preservação do meio ambiente.
Com informações de Folha Metropolitana

