Em uma parceria da Casa dos Cordéis, liderada através do folclorista Bosco Maciel, e da Catedral N. Sra. da Conceição, tendo à frente os padres Antonio Bosco e Otávio, foi feita na noite da Quinta-feira Santa, 17/4, a 13a. Procissão do Fogaréu.
Saindo da Catedral, na praça Tereza Cristina, o cortejo percorreu as ruas D. Pedro II, Dr. Luiz Gama, Oswaldo Cruz, Felício Marcondes e Sete de Setembro, chegando à Igreja N. Sra. do Rosário, na esquina com rua João Gonçalves.
A Procissão do Fogaréu já figura como tradicional acontecimento sacro-folclórico da cidade. Reúne banda marcial, que participam fantasiados de soldados romanos, palhaços medievais (Fabu Hidalgo e Ricardo Molina), farricocos, danças circulares (grupo de Denise Antunes e Vilma Magalhães) e o público em geral.
Em três momentos, a procissão parou e os cantores Rafael Arkanjo e Camila Arkanjo entoaram canções alusivas ao momento doloroso da Paixão de Cristo.
Bosco Maciel, ex-presidente da Academia Guarulhense de Letras, personificou o missionário Antonio Conselheiro (foto à direita). Ele agradece ao Tiro de Guerra de Guarulhos, nas pessoas dos subtenentes Tomás Helbis e Marco Castro, e todos os soldados que desempenharam o papel de farricoco; à Prefeitura, principalmente a Secretaria de Cultura, citando o secretário João Vaz e a diretora de Atividades Culturais, Solange Gonçalves (Sol); Paulinho Trewasae e Rogério Zumba, na gestão do trajeto; aos órgãos de comunicação da cidade que colaboraram na propaganda e a todos que auxiliaram de alguma forma para a realização do acontecimento.
https://www.facebook.com/share/p/14DZ9R7y8pn/
Com informações de ClickGuarulhos


