Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgataram na sexta-feira (20) quatro aves selvagens das espécies bigodinho (2), azulão (1) e papa-capim (1), na Vila Nova Bonsucesso. A equipe de policiamento preventivo municipal deparou com o crime ambiental na rua Ouro Fino, em um comércio, onde as aves, sem a licença dos órgãos competentes, estavam expostas em gaiolas.
Os pássaros foram confiscados e, junto com o dono, conduzidos à Delegacia de Investigação sobre Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), onde o delegado de polícia lavrou boletim de ocorrência por crime contra a fauna, artigo 29, da Lei 9.605/98, cuja pena pode alternar de seis meses a 3 anos e multa.
No mesmo dia, outra ocorrência envolvendo animal selvagem, agora um sagui em situação de risco foi resgatado em uma empresa na Cidade Satélite de Cumbica. Os animais selvagens, depois de os resgates, foram dirigidos ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Selvagens de São Paulo (Cetras –SP), onde passarão por atendimento médico veterinário e, em seguida serão devolvidos aos seus habitats naturais.
Com informações de Guarulhosweb


