Com público de mais de 150 pessoas foi aberta a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Guarulhos “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, na quinta-feira (8), no auditório da Universidade Guarulhos (UNG). Promovida através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), o acontecimento teve continuidade na sexta-feira (9), com a eleição de sete delegados, os quais, junto com um delegado nato, irão representar o município na 16ª Conferência Estadual no mês de agosto. A Conferência municipal teve por objetivo também decidir sobre as propostas a serem levadas ao acontecimento estadual.
O secretário da SDAS, Henrique Rocha Menezes, destacou sua missão à frente da pasta. “Estamos aqui há quase cinco meses e em nosso plano de governo pensamos em levar o serviço público para perto da população como uma política pública. Estar perto das pessoas e cuidar de quem mais precisa é nossa missão,” falou o gestor. Ele enumerou conquistas obtidas em 130 dias à frente da pasta, como a entrega de um novo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) IV Cidade Satélite, a duplicação das vagas nos cursos de capacitação, entre outras.
A necessidade da união do segmento foi cuidada através da subsecretária de Políticas para o Idoso, Cristina Santana Gonçalves. “É um prazer compor a Subsecretaria e um desafio pensar no idoso e na garantia de seus direitos. Há necessidade de os idosos se unirem, comporem e refletirem com consciência sobre o que irão propor no evento para que, em breve possamos colher os resultados das políticas públicas efetivadas”, afirmou Cristina na abertura da Conferência.
Já o vice-presidente do CMDPI, Miguel Hackmey, agradeceu o trabalho desempenhado através da comissão organizadora da conferência, que teve como coordenadora Zina Costa, do Acolher Instituto e representante da pessoa idosa munícipe, além da equipe da Casa dos Conselhos. “Todos tiveram um papel muito importante na organização e na mobilização das pessoas 60+ para este evento. A conferência, que foi dividida em dois dias em razão do número de habitantes da cidade, é um espaço de diálogo, de construção conjunta de propostas e de busca da equidade nas políticas públicas para o idoso,” declarou o vice-presidente do colegiado.
Tema
O tema “Envelhecimento humano e suas Perspectivas Futuras” foi abordado na palestra de Sérgio Vallim, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e também do CMDPI. “Somos hoje 215 milhões de brasileiros e 15,6% são idosos, ou seja, 33 milhões. A projeção é de que em 2060 sejam 73 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que irá transformar a estrutura etária do país. Isto acontece pelo avanço da ciência, da medicina, da tecnologia e também porque a cultura do país mudou: o homem passou a se cuidar mais. Este evento é um dos caminhos da população da melhor idade manifestar-se e participar da escolha de políticas públicas para a pessoa idosa,” explicou Vallim, diretor executivo do Lar Madre Regina e membro do CMDPI.
A conferência contou com a participação de representantes da OAB Guarulhos e de integrantes do grupo Artistas Visitantes, composto por pessoas idosas que se apresentam gratuitamente em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) e abrilhantaram o acontecimento com danças, além da Miss e do Mister Terceira idade de Guarulhos, Penha Regiani e Siegfried Shoppan.
Propostas
Ao todo, os que participam da conferência estabeleceram 15 propostas de cada eixo, sendo até 5 para cada esfera do governo (municipal, estadual e nacional) as quais foram norteadas por cinco temas: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
Zina Costa comentou que, embora a planejamento do acontecimento tenha demandado muito trabalho e dedicação, ela entende que o resultado foi compensador, porque muitas pessoas que compareceram sequer tinham noção do que fosse uma Conferência e tiveram a oportunidade de compreender a necessidade desse tipo de discussão, para que fossem escolhidas demandas a serem levadas à Conferência Estadual e daquela para a Federal.
fotos: Márcio Lino / PMG
Com informações de ClickGuarulhos


